BLOG

5 atitudes ambientalmente conscientes para ter em 2020
24/12/19 | Curiosidades

5 atitudes ambientalmente conscientes para ter em 2020

Que tal começar 2020 com as melhores atitudes ambientalmente conscientes possíveis? Confira!

Final de ano é sempre igual: época de promessas. “Vou fazer mais isso” e “vou fazer menos daquilo” são frases comuns entre os dias 31 e 1o de janeiro. Com o meio ambiente, não é diferente. Ao assistir a tantas notícias sobre desastres ambientais, é comum que as pessoas parem para pensar em suas próprias atitudes e sintam a vontade de mudar. Para te ajudar, nós separamos 5 hábitos para se conservar em 2020 e adotar uma postura mais consciente. Confira! 

Separar o lixo 

Por mais que a importância da reciclagem já seja um tema relevante para a nossa cultura, separar o lixo corretamente em casa é uma atividade que demanda certos esforços. E nesse sentido, a correria do dia a dia pode desgastar o ânimo do cidadão de deixar todos os resíduos discriminados em seus devidos lugares. Porém, esses minutos a mais diariamente fazem toda a diferença para as redes de coleta, então, vale a pena reservar um tempinho em seu 2020, né? 

Reaproveitar os produtos 

Além dos postos grandes de coleta e seleção, o processo de reciclagem também é feito em casa! Muitos dos produtos que seriam descartados - principalmente as embalagens - podem ser empregados para outras funções, como copos e objetos de decoração. O momento de transformação ainda pode ser uma brincadeira para toda a família, que tal? 

Economizar 

Economia é a palavra de ordem sempre que falamos sobre atitudes ambientalmente conscientes. Não adianta, é preciso se policiar para ações simples do dia a dia, como apagar as luzes ao sair do recinto e lavar a louça com a torneira desligada. A boa notícia é que esses pequenos hábitos fazem diferença na hora de pagar a conta, sobrando um dinheirinho a mais para o jantar do fim de semana! 

Repensar o consumo 

Você realmente compra o que precisa? Ou as voltinhas no shopping acabam trazendo mais coisas do que deveriam? Bom, o consumo geral de produtos é desgastante ao meio ambiente, visto que as empresas precisam produzir todo esse material! Portanto, além apenas de pensar nos alimentos e nas embalagens, é importante refletir sobre o seu consumo no geral, pensando se não dá para economizar aqui e ali. 

Outro ponto importante é pesquisar um pouquinho mais sobre as marcas que se compra. Como consumidor, cada cidadão tem o poder de não financiar os serviços de empresas comprovadamente irregulares com a questão ambiental. Ao procurar saber das origens de cada produto mais a fundo, você pode julgar se realmente está investindo em algo ambientalmente responsável. 

Andar um pouco mais 

Antes de sair de casa, reflita: “preciso pegar o carro para ir à padaria duas quadras para baixo?”. O comodismo de ter um carro acaba dando uma preguicinha de sair a pé, porém, é muito bom se desafiar a andar um pouquinho mais e deixar o carro de lado. Além do mais, invista em caronas. Vai sair com a galera? Use o transporte público ou por aplicativo; o objetivo é diminuir o número de veículos poluindo o meio ambiente nas ruas. 

Independentemente do hábito, quando falamos de preservação ambiental, o importante é a consistência! Não adianta juntar o lixo direitinho um dia e, durante os 365 dias restantes, nem se preocupar. Por mais que seja difícil, é necessário mudar por completo. Vá aos poucos e invista em uma criação gradativa de uma postura ambientalmente mais consciente; você consegue! 

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO