BLOG

Cadastramento Arboreo - Para que serve?
23/06/21 | Curiosidades

Cadastramento Arboreo - Para que serve?

Você sabe como o cadastramento arbóreo funciona dentro da legislação de controle de vegetação? Confira!

O controle da vegetação é um passo essencial para a proteção de qualquer ecossistema. Por isso, o Estado Brasileiro desenvolveu uma série de processos para a gestão legal das espécies vegetais do país. O Cadastro Arbóreo é mais um desses documentos que você precisa conhecer.

O que é o Cadastramento Arbóreo?

O cadastramento arbóreo, basicamente, trata-se do levantamento das espécies de um determinado local, serviço este realizado por um engenheiro florestal devidamente registrado. No processo, o profissional especifica o nome da espécie, a origem, a mensuração, a determinação do estado fitossanitário e a verificação se o exemplar não consta na lista de ameaçados de extinção.

Para que serve o Cadastramento Arbóreo?

O levantamento arbóreo pode ser utilizado em uma política pública de revitalização e preservação das áreas verdes da cidade. Após o cadastramento, a Prefeitura fixa placas com o nome da espécie e outras informações - inclusive o uso de QR codes - informando a própria população sobre a importância de cuidar das árvores do município.

Já na esfera particular, o cadastramento é parte do inventário arbóreo, documento que deve ser emitido antes da derrubada de qualquer espécie vegetal para construções ou reformas de estabelecimentos comerciais e residenciais, sobretudo em áreas de preservação ambiental.

Quem pode realizar o Cadastramento Arbóreo?

O levantamento arbóreo deve ser realizado por um profissional de engenharia florestal ou ambiental, sendo ele o responsável pela identificação correta das espécies e de suas características. Dessa maneira, o ideal é contratar um serviço especializado. 

Falta de Cadastramento Arbóreo pode dar multa?

Sim, visto que, antes da transformação de qualquer ambiente - seja para fins comerciais, seja para fins comerciais - é preciso analisar as espécies vegetais ali encontradas, até mesmo para derrubar uma árvore na porta de casa.

A falta de um mapeamento correto desses exemplares - seja totalmente, seja por erros no processo - pode ocasionar na retirada ilegal da vegetação, chegando à aplicação de multas em muitos casos.

Quer encontrar um profissional?

Acesse os serviços florestais da Eco Ambientale

Quer mais dicas? Acesse nosso blog:

Áreas verdes urbanas - o que são?

As 7 principais multas ambientais no Brasil

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO