BLOG

Lixo eletronico - como fazer o descarte correto?
03/06/20 | Curiosidades

Lixo eletronico - como fazer o descarte correto?

Você sabe como o lixo eletrônico deve ser descartado? Confira como a Política Nacional de Resíduos Sólidos orienta sobre esse problema!

Com a popularização de uma série de gadgets eletrônicos, como celulares e computadores, o mundo também ganhou novas possibilidades de lixo. Todos os dias, componentes ou produtos inteiros são descartados no meio ambiente. Porém, você sabia que há uma forma correta de descarte para o lixo eletrônico? Confira nossas dicas!

O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico se refere a resíduos danificados ou gastos ao ponto de não servirem mais para a utilização em qualquer processo. São pedaços ou componentes inteiros de televisores, geladeiras, celulares, pilhas, baterias, computadores e impressoras; por exemplo. 

Qual a diferença do lixo eletrônico para outros resíduos?

O lixo eletrônico contém metais pesados em seus componentes, como o mercúrio. Outros materiais de pilhas, baterias e processadores também são muito poluidores de rios e solos. Portanto, diferente da matéria orgânica, é preciso ter muito cuidado para não depositar no meio ambiente. Por isso, é importante investir em um descarte correto dos dejetos.

Como descartar o lixo eletrônico corretamente?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as próprias empresas fabricantes têm o dever de separar o lixo eletrônico e tratá-lo de maneira menos impactante para o meio ambiente. Cabe aos consumidores levar até elas o material. Por isso, nas cidades, há a presença de locais de descarte, onde a pessoa pode colocar pilhas, baterias e qualquer outro material eletrônico a ser jogado fora. 

Até mesmo para o descarte em postos autorizados é preciso ter um certo cuidado. Embalar o lixo com sacolas apropriadas e separá-lo do restante dos materiais é fundamental para ajudar os postos de coleta no processo de reciclagem. 

Veja outros conteúdos como esse:

O que é o manejo florestal? Qual a importância para o meio ambiente?

ADA: ato declaratório ambiental - como funciona?


Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO