BLOG

Mineração - quais são os principais impactos ambientais dessa atividade?
25/02/20 | Curiosidades

Mineração - quais são os principais impactos ambientais dessa atividade?

A mineração pode ter impactos significativos no meio ambiente. Que tal aprender um pouco mais sobre eles e como devem ser evitados?

No século XVII, expedições chamadas bandeiras foram financiadas pela coroa portuguesa. O objetivo dos bandeirantes era encontrar ouro e outros metais preciosos. Assim, saindo da Capitania de São Paulo, rumaram para o interior do Brasil. Já em 1696, encontram jazidas de ouro na região de Ouro Preto, em Minas Gerais. Começa aí a história da mineração no Brasil, uma das atividades mais importantes para a economia do país durante séculos.

Porém, por mais que seja uma função que ainda gera renda em diversas partes do território nacional, quais os principais impactos que essa prática impõe no meio ambiente?

Remoção da vegetação

Para a criação das áreas de mineração - independentemente do tamanho da estrutura - faz-se necessário, na maioria dos casos, a retirada da vegetação local, principalmente da primeira camada que reveste o solo. Esse processo envolve a derrubada de árvores e coberturas vegetais importantes para o equilíbrio ambiental da região.

Poluição do solo

A atividade mineradora gera uma série de rejeitos, como o arsênio originário da busca de zinco. São materiais que contaminam o solo e afetam diretamente na produtividade da região. Além disso, a retirada e o recorte das partes férteis da terra intensificam o processo erosivo, o que pode resultar em deslizamentos, por exemplo

Poluição da água

Um dos principais impactos ambientais da mineração é a poluição da água, principalmente a destruição da qualidade dos lençóis freáticos na região de exploração de minérios. Tal atividade pode comprometer regiões inteiras, soltando rejeitos e detritos nos rios e influenciando diretamente no abastecimento.

Redução da biodiversidade

Com tamanho impacto ambiental na região em que se desenvolve, a atividade mineradora acaba reduzindo a própria biodiversidade do local, visto que causa a fuga de uma série de espécies animais, que não vêem naquela porção de terra um lugar sustentável e propício para o seu desenvolvimento. Consequentemente, tal ação acarreta em um desequilíbrio da fauna e da flora e na própria mortalidade animal.

Qual a solução?

Apesar dos efeitos negativos para o meio ambiente, a atividade mineradora ainda é muito importante no Brasil, sendo a principal fonte de renda de muitas regiões. Logo, a solução imediata não é proibir o desenvolvimento de empresas do setor. Porém, é possível investir em leis mais rígidas. Como cita o doutor em engenharia ambiental, Francisco Fernandes, “uma licença ambiental pouco fiscalizada e bastante frouxa e nenhuma licença social, e a mineração parece ter predominância sobre tudo e sobre todos.”

Nesse sentido, é necessário que os órgãos públicos se fortaleçam para baterem de frente com as grandes mineradoras, não se tornando apenas reféns de grandes empresários do setor. Atualizações constantes na legislação, por exemplo, podem ajudar a melhorar os processos e utilizar a tecnologia para a diminuição dos impactos no meio ambiente

O caminho é longo e os objetivos são ousados, porém, com o tempo e com o fortalecimento da conscientização ambiental, é possível criar legislações que equilibrem o desenvolvimento econômico de tal atividade de exploração com a preservação do meio ambiente e das espécies.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO