BLOG

Dia Mundial da Água: 5 cuidados que devemos ter com ela
21/03/19 | Institucional

Dia Mundial da Água: 5 cuidados que devemos ter com ela

Muitas vezes não nos damos conta da importância da preservação da água. Confira 5 cuidados que precisamos ter com esse recurso tão importante!

Hoje é o dia desse bem tão precioso e fundamental para nós! Confira abaixo 5 cuidados que devemos ter com a água!

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. Mobilizando a comunidade internacional a colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos, garantindo que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos.

água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Apesar do nosso planeta ser composto por 75% de água, estima-se que a água doce disponível seja de 3% desse total e apenas um terço da água doce presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera é acessível. O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos.

Destaca-se que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o globo, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso, uma vez que toda a população necessita da água para a sua sobrevivência. Por isso listamos abaixo 5 cuidados que devemos ter com a água:

1 - Utilize sabão e detergente biodegradáveis

Os detergentes e sabões que utilizamos em casa vão parar em rios através da rede coletora de esgoto, criando espumas densas e esbranquiçadas no corpo d’água, impedindo a entrada de oxigênio, o que afeta as formas de vida aeróbicas aquáticas.

2- Nunca jogue óleo utilizado nas pias

Um litro de óleo é o suficiente para contaminar milhares de litros de água. Por ser menos denso que a água, ele fica sobre a superfície criando uma camada que dificulta as trocas gasosas entre a água e a atmosfera, acarretando desequilíbrio ecológico, ameaçando a vida de diversas espécies de animais e vegetais.Após utilizar o óleo de fritura, armazene-os em garrafas PET. Procure empresas e ONGs especializadas na coleta deste resíduo, assim como postos de entregas voluntários para descartar o seu óleo de forma correta.

3 – Jogue o lixo no lixo

Nunca jogue o lixo no corpo d’água, até mesmo o lixo jogado incorretamente em centros urbanos acabam indo para os rios e mares através do sistema de drenagem. Muitas espécies marinhas confundem o lixo com alimento, ocasionando a morte desses animais. Além de que, com o tempo o lixo se acumula, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grandes intensidades, a vazão do rio diminui e provoca o alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.

4 – Diga não ao desmatamento ilegal

Quando parte de uma floresta é removida, não existe mais a evaporação de parte da água extraída do solo pelas árvores, resultando em um clima seco, devido a redução da umidade atmosférica, além de reduzir o teor de água no solo e de águas subterrâneas, afetando a fauna local.Outra consequência é o surgimento de erosão, ocorrendo inundações e deslizamentos de terra com mais frequência.

5 – Evite o desperdício

As formas mais comuns e mais citadas de desperdício de água do cidadão em sua casa são conhecidas por todos, como a torneira mal fechada, o banho demorado, a mangueira aberta sem uso, a lavagem de calçadas, excessos nas lavagens dos carros, entre outras.

Parte do desperdício também acontece no transporte público da água até o consumidor, resultado de tubulações antigas ou danificadas, obras mal realizadas, ligação de água clandestina e etc.

As áreas irrigadas da agricultura desperdiçam água tanto por vazamentos quanto pelo emprego de técnicas que utilizam mais recursos hídricos do que o necessário, bem como as perdas por evaporação.

A falta de utilização de técnicas modernas de reuso de água faz com que as indústrias também sejam grandes contribuidoras desse desperdício. 

Poderíamos citar aqui inúmeras atividades que fazem o uso com o desperdício da água, os impactos desse desperdício são graves, resultando na redução do abastecimento de água para a população, podendo resultar em crises hídricas. É necessário, desenvolver estratégias de uso sustentável da água, o que significa desperdiçar e consumir menos sem necessariamente comprometer a produção e a economia.

Portanto é importante que todos façam a sua parte, desde o cidadão em sua casa, passando pelo poder público, até os diferentes setores da economia. O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantirmos nossa qualidade de vida presente e para as futuras gerações. 

Seja consciente!

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO