BLOG

Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) - O que é?
11/02/20 | Serviços

Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) - O que é?

Você sabe o que é e para que serve um Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA)? Confira!

O adensamento demográfico e o desenvolvimento social, apresentam fatores de insustentabilidade com a urbanização desordenada, como exemplo de as periferias acomodarem contingentes populacionais cada vez mais expressivos, proliferando habitações precárias e ilegais em áreas irregulares e muitas vezes protegidas por legislação ambiental restritiva. 

Este processo redunda na ocupação de áreas ambientalmente frágeis, com sérias consequências para a qualidade de vida e para o equilíbrio ambiental urbano. Dentre os problemas ambientais decorrentes desta forma de ocupação destacam-se os danos ambientais ocasionados pela sensível redução na quantidade de cobertura vegetal, a poluição e o assoreamento de recursos hídricos, e a diminuição de áreas de infiltração hídrica. 

Tudo isso ressalta o importante papel de diagnosticar previamente as restrições ambientas e urbanísticas para ocupação de qualquer imóvel, tanto em áreas urbanas como rurais. Além do atendimento à legislação vigente e preservação de áreas de relevante interesse ambiental, há o processo da conservação ambiental que tem como efeito o arrefecimento térmico proveniente da evapotranspiração e modificação do albedo, e, inclusive outras características que podem auxiliar na qualidade de vida das cidades.

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) visa estabelecer e avaliar, todas as particularidades ambientais da área em que se deseja instalar um empreendimento. O resultado deste estudo deve ser um resumo conclusivo e explicativo de modo que o empreendedor possa avaliar as melhores alternativas locacionais e que proporcione a preservação do meio ambiente, além de fornecer diretrizes para um melhor licenciamento ambiental e gestão futura do novo empreendimento.

O objetivo deste Estudo é balizar mutuamente as condições do meio ambiente da propriedade com as disposições da legislação ambiental vigente, e indicar as restrições ambientais e a viabilidade de utilização do imóvel em estudo.

Conte com a Equipe da Eco Ambientale! Para este e outros serviços, fale conosco.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO