BLOG

O que é o Licenciamento Ambiental? Esteja de acordo com a legislação!
11/04/19 | Serviços

O que é o Licenciamento Ambiental? Esteja de acordo com a legislação!

Precisa fazer realizar o Licenciamento Ambiental de um empreendimento e não sabe muito bem como funciona? A gente te explica!

O que é o Licenciamento Ambiental? Esteja de acordo com a legislação!
O Licenciamento Ambiental é uma exigência e um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente (LEI Nº 6.938/81) para o controle ambiental. Fuja da irregularidade, confira o post!

O que é e para o que serve?

É um procedimento legal administrado pelo poder público, representado pelos órgãos ambientais (federal, estaduais ou municipais) para outorgar a implantação e a operação de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras de recursos naturais, a fim de prevenir e controlar a poluição ambiental.
A licença ambiental é um documento, com prazo de validade, em que o órgão ambiental competente estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pelo empreendimento. Ao receber a licença o empreendedor se compromete a cumprir todas essas exigências, com o propósito de manter a qualidade ambiental do local.

Quais as atividades passíveis do Licenciamento Ambiental?

Todo empreendimento listado na Resolução CONAMA 237 de 1997 é obrigado a ter a licença ambiental.

Sou obrigado a licenciar meu empreendimento?

É obrigação do empreendedor, previsto na lei, licenciar seu empreendimento junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais de planejamento, instalação e a sua efetiva operação. Sujeito a multas e penalidades no caso de operar sem a devida licença de operação, operar com a licença de operação vencida ou descumprir as exigências contidas em sua licença de operação.

O que é Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação?

A Licença Prévia é a etapa em que o órgão analisa a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo todos os aspectos referentes ao controle ambiental do empreendimento, podendo ser requeridos estudos ambientais complementares para a análise.


A Licença de Instalação é concedida após a definição das medidas de controle ambiental, autorizando a implantação do empreendimento e a instalação dos equipamentos.


A Licença de Operação autoriza o funcionamento do empreendimento, sendo condicionada as medidas de controle ambiental estabelecidas nas condicionantes das licenças anteriores.

Possui prazo de validade de acordo com a atividade desenvolvida pelo empreendimento, devendo sempre ser requerida com antecedência mínima de 120 dias, contados da data da expiração de seu prazo de validade. É na renovação em que o órgão atestará o cumprimento das medidas de controle, sendo outorgado ou não a renovação desta.

Está em dúvida se seu empreendimento deve ser licenciado?

A Eco Ambientale emite gratuitamente um diagnóstico prévio ambiental, aonde será atestado por um especialista, se o seu empreendimento atende todos os critérios das leis ambientais, entre eles o Licenciamento Ambiental, confira clicando aqui.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO