BLOG

Dia da Arvore: Por que essa data e tao importante?
19/09/19 | Curiosidades

Dia da Arvore: Por que essa data e tao importante?

O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro e serve para refletirmos sobre a importância da preservação. Confira mais sobre a data!

A professora passa um vídeo educativo na sala de aula e propõe que os alunos realizem trabalhos sobre a importância da preservação ambiental; esse é um plano muito comum para as lições escolares nas vésperas do Dia da Árvore. Porém, para quem saiu do Ensino Fundamental há um bom tempo, o 21 de setembro pode passar despercebido em meio a tantas outras datas comemorativas do ano.

Então, para trazer o tema à tona, nós separamos uma explicação maior sobre a data. Confira!

Festa Anual das Árvores

Formalmente, o Dia da Árvore é chamado de Festa Anual das Árvores. A data foi proposta pelo Decreto n° 55.795, assinado pelo presidente da República em fevereiro de 1965.

Além disso, a Festa Anual das Árvores não é comemorada no mesmo dia em todo o país. Como prevê o decreto, "a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal."

A importância da data

Como prevê a própria lei, “a Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.”

Nesse sentido, fica a cargo do Ministério da Cultura e da Educação planejar a realização de eventos para a divulgação da data em escolas da rede de ensino, promovendo os debates sobre preservação ambiental para as crianças e adolescentes.

A Festa Anual das Árvores também pode ser uma data utilizada para propor a exposição de programas audiovisuais, como reportagens e documentários em canais de TV aberta e fechada. Além disso, pode-se aproveitar o 21 de setembro para realizar convenções, reuniões e mesas de debate em órgãos públicos por todos os estados que comemoram a Festa nessa data.

Qual o papel de cada um?

Tal qual outros elementos da nossa biodiversidade - como os animais marinhos e terrestres -, as espécies vegetais também já entraram nas listas de ameaçadas de extinção. Exemplos disso são a Araucária o Pau-Brasil, tipos raros que dificilmente são encontrados pelo país afora.

Preservar as árvores é um dos grandes desafios para o futuro. Os órgãos públicos devem assumir a responsabilidade e intensificar a exploração predatória das espécies, criando leis eficientes e cumprindo-as principalmente nas áreas com maiores índices de degradação.

As empresas devem cumprir corretamente as regras para a autorização da remoção da vegetação. As instituições de ensino precisam promover os debates em sala de aula, trazendo o tema de maneira lúdica para os alunos por meio de vídeos, rodas de conversa e visitas, por exemplo.

Por fim, os cidadãos podem exercer seu papel social e cobrar das autoridades a execução correta das penalidades previstas em lei. Além disso, deve-se cumprir a legislação para a retirada de árvores durante a construção de casas ou prédios comerciais.

Quem tem acesso a um espaço aberto, ainda pode contribuir com a plantação de diferentes espécies de árvores. Nesse sentido, vale estudar o que se dá melhor em cada região e fazer suas opções. Essa é uma ação de resultados a longo prazo, mas que vale todo o esforço!

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO