BLOG

Queima Controlada: como funciona?
05/12/19 | Curiosidades

Queima Controlada: como funciona?

Você sabe como a queima controlada funciona e por quê ela é permitida pelos órgãos de fiscalização? Confira!

Os incêndios florestais são um grande problema para o meio ambiente, principalmente pelo seu poder de destruição. O descontrole do fogo em certas áreas pode acabar com a vegetação e dificultar a sobrevivência de uma série de espécies, além de poluir o ar da região. 

Porém, o ato de queimar a vegetação é um recurso comumente utilizado na agricultura e na pecuária. Para legalizar as atividades, o Ministério do Meio Ambiente autoriza a queima controlada, um processo importante e que precisa da orientação correta. Pensando nisso, nós separamos uma explicação completa. Confira! 

O que é a queima controlada? 

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, a queima controlada é o uso do fogo, de maneira planejada, devidamente autorizado pelo IEF, para eliminar a vegetação ou restos de cultura, para determinados fins produtivos, mantendo-o sob controle.” 

Desse modo, diferentemente dos incêndios florestais - que acontecem sem nenhum tipo de aviso, seja de maneira criminosa, seja fruto do uso indevido da terra -, a queima controlada 

Queima controlada: como funciona? 

É realizada com planejamento e mediante autorização das instituições responsáveis pela preservação ambiental. 

Quando a queima controlada é utilizada?

A queima controlada é utilizada, sobretudo, na agricultura e na pecuária familiar, a fim de promover o uso da terra para o plantio e para o crescimento de animais em pequenas fazendas. Além disso, o recurso é autorizado para pesquisas científicas e tecnológicas em áreas de vegetação nativa pertencentes a Unidades de Conservação. 

Como conseguir a autorização?

Para conseguir a Autorização de Queima Controlada (AQC), em primeiro lugar, é necessário realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico que integra informações gerais sobre propriedades rurais. A solicitação deve ser encaminhada ao Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Federal) do município e protocolado por meio de um requerimento. 

No requerimento é preciso apresentar os seguintes documentos: 

- Solicitação - Cópia do RG - Procuração - Roteiro de acesso ao local - IPTU - ITR - CCIR - Justificativa - Declaração da realização do preparo - Descrição da área e dos materiais a serem queimados - Previsão do período do ano - Compromisso de acompanhamento - Laudo agronômico - Projeto de pesquisa 

Com tais documentos, o proprietário consegue comprovar a sua posse na terra e oferecer um planejamento à queima, permitindo uma verificação completa do caso. Além disso, também se responsabiliza pelo acompanhamento e pelo cumprimento de todo o processo planejado na solicitação. 

Por mais que a queima controlada seja fruto de um planejamento autorizado pelos órgãos responsáveis, é sempre necessário pensar que qualquer imposição de fogo é nociva ao meio ambiente. Portanto, é fundamental analisar o caso antes da solicitação e verificar as reais necessidades da realização do processo. 

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog! 

Óleos industriais lubrificantes: como fazer o descarte correto? 

Como funciona a reciclagem de metais? 

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO