BLOG

Areas Verdes Urbanas - O que são?
13/04/21 | Curiosidades

Areas Verdes Urbanas - O que são?

Você sabe o que são Áreas Verdes Urbanas? Confira!

A definição de ‘áreas’ específicas é fundamental para a engenharia ambiental, tanto para o reconhecimento das necessidades quanto para a preservação de vegetações nas mais diversas partes do país. São exemplos disso, nos espaços rurais, as Áreas de Preservação Permanente e as Unidades de Conservação. Já no perímetro urbano, é muito importante a categorização das áreas verdes; veja um pouco mais sobre o conceito.

Qual a definição de áreas verdes urbanas?

As áreas verdes urbanas são definidas pelos mais diferentes espaços com os mais diversos fins dos espaços com prevalência de vegetação nas cidades, principalmente para a elevação da qualidade de vida da população em locais do perímetro urbano. A definição teórica de tal conceito é definida por diferentes autores, como:

- “Áreas verdes urbanas como áreas livres na cidade, com características predominantemente naturais, independente do porte de vegetação”, para o urbanista M.S. Milano;

- “Á reas verdes podem ser de propriedade pública ou privada e que devem apresentar algum tipo de vegetação (não somente árvores) com dimensão vertical significativa e que sejam utilizadas com objetivos sociais, ecológicos, científicos ou culturais”, de acordo com os urbanistas Nogueira e Wantuelfer.

Tipos de áreas verdes urbanas

A priori, as áreas verdes urbanas podem ser definidas em espaços privados e semi-públicos que, por sua vez, podem ser categorizados por jardins em casas e empresas; hortos urbanos e outros locais desse tipo.

Já os locais públicos podem ser definidos pelos mais diferentes espaços e destinos, como praças, jardins, zoológicos, complexos de esportes, complexos recreativos, parques urbanos ou simples espaços de vegetação.

Qual a importância das áreas verdes urbanas?

A preservação e até a expansão das áreas verdes urbanas são fundamentais para o equilíbrio ambiental das cidades, funcionando para a redução da poluição, para a purificação do ar no loca, para o equilíbrio entre solo e vegetação, para abrigar a faúna, para regular a luminosidade e para atenuar os níveis de ruídos no perímetro urbano.

Para além disso, as áreas verdes ainda funcionam para a melhoria da qualidade de vida da população, servindo como espaços para recreação, melhorando a parte estética da cidade, transmitindo bem-estar psicológico para os moradores e permitir um contato mais próximo com a natureza dentro do perímetro.

Quais as obrigações legais?

Em termos privados, as pessoas têm certas obrigações legais para a preservação das áreas verdes urbanas, como a aquisição de autorização oficial para a retirada da vegetação em obras. Além disso, a falta de cuidado com a vegetação em terrenos ou em jardins das propriedades podem resultar em multas e em punições.

Já as prefeituras também contam com obrigações para o cuidado com as áreas verdes urbanas, necessitando planejar e executar tarefas de manutenção da vegetação de praças, revitalização de parques e investimentos em espaços de convivência e de preservação ambiental para a população.

De toda maneira, as áreas verdes urbanas são de suma importância para o funcionamento das cidades, à medida que contribuem decisivamente para a qualidade da preservação ambiental e ao passo que enriquecem a qualidade de vida e até a sensação de felicidade de seus moradores.

Veja mais dicas para a preservação ambiental em espaços urbanos e rurais:

O que causa o deslizamento de encostas em áreas urbanas?

Riscos do mercúrio para o meio ambiente

Como funciona o reflorestamento?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO